terça-feira, 28 de junho de 2005

F.A.Q.

Dúvidas Gerais:

1 - O que significa A.I.U.E.O ?
AIUEO é a ordem das vogais no japão, por esse motivo escolhemos para o nome do grupo, simples e efetivo não? :D

2 - Como foi criado o A.I.U.E.O?
Por Alp:

Quando eu comecei com o Katsu! era mais como um desafio pessoal pra ver se eu conseguia fazer um volume por semana. Tinha tempo livre e minha idéia inicial era trabalhar com um único projeto por vez e ir seguindo nesse esquema de volumes semanais.
Na época eu estava assistindo várias séries antigas do Adachi dubladas em espanhol, e um dos motivos que me levou a escolher o Katsu! como projeto inicial, além é claro de ser um ótimo mangá que nenhum grupo estava fazendo, foi por ser um trabalho mais recente dele (os animes que falei eram todos da década de 80) e que o tema não era beisebol.
No começo eu não tinha nenhuma certeza se ia conseguir dar conta da tradução. Os primeiros capítulos, por exemplo, eu fiz usando ao mesmo tempo scan em inglês e espanhol. Hoje, vários volumes e projetos depois, dá pra dizer com segurança que as traduções estão bem mais fáceis do que eram no começo.
Quando eu comecei também não tinha qualquer noção de edição (qual fonte usar, aqueles balões duplos eu via como sendo uma coisa só, algumas experiências medonhas com o carimbo). Hoje eu já sei um pouquinho mais sobre edição, apesar de não me envolver muito nem me empolgar tanto quanto a parte da tradução. Pra mim outra coisa bacana foi quando eu resolvi me aventurar com as traduções de japonês (até agora 5 capítulos de Chimpui, 1 volume de Hirahira e 2 capítulos de Q&A, 1 capítulo de Frogman, sem falar em inúmeros capítulos traduzidos pela metade).
Por Netus:

Depois de ter passado por 2 grandes grupos (Arashi e Uchiha), onde aprendi boa parte do que sei sobre scanlators e edição (mas podia ter aprendido muito mais), e ter desanimado por um tempo dessa vida de scan, estava eu "passeando" pelo Haitou quando encontro um torrent de um mangá chamado Katsu!, li a review, achei interessante e baixei. Bom não precisa nem falar que gostei do que li, historia cativante! Naquela hora, depois de ver o esforço que o cara fez pra trazer o mangá, e ainda depois de ter visto a ideia dele: "trazer um volume por semana", não deu outra, entrei em contato pra ajudar ele. Mas pro meu espanto o cara ja tava com o volume 2 pronto, então entrei só pra fazer o QC. Depois disso ajudei na edição, falei sobre as fontes, e comecei a me matar em uns carimbos. "Aquele cara" era o Alp =x
A paritr dai, tivemos a ideia de recrutar gente, e ai entra o 3º membro, o Sócrates (que hoje está estudando no EUA), veio pra ajudar em Katsu!, mas acbou traduzindo Mai, the psychic Girl.

E ai vem a parte mais "estranha" do grupo, depois de lançar alguns volumes de Katsu!, ficamos em torno de 9 meses, isso mesmo 9 meses, sem contato nenhum entre os membros, sabe, nadinha msm, nem e-mail... foi bizarro.

Mas então em meados de novembro de 2008 resolvo mandar um e-mail pra esses loucos, e bom, o Alp ja tava trabalhando em outros capítulos e o Sócrates já tinha alguns capítulos prontos, então voltamos a ativa \o/, mas nem comemoramos o 1º ano do grupo.

E posso afirmar que todo esse tempo que passei aqui, foi muito divertido, conhecendo pessoas novas e fazendo bons amigos de scanlator. xD
A partir desse ponto acredito que muitos já conheçam nossa história.
Mas a partir da leitura da visão da "criação" do grupo, vocês podem perceber que em momento algum houve a intenção real de se criar um grupo de pessoas traduzindo mangás, ou traduzir tipos especificos de mangás, simplesmente começou com uma pessoa lançando sozinha, outra se propondo a ajudar, e depois mais outra entrando e assim até os dias de hoje.
Resumindo, percebe-se que aqui tem pessoas que gostam de Mangá e traduzem/revisam/editam por que realmente gostam xD

Dúvidas sobre Projetos:

1 - Eu vi em outro lugar que Cross Game tem 170 Capítulos, por que aqui so tem até o 160?
O mangá tem 170 capítulos, fato! E nós fizemos sim os 170 capítulo, a diferença é que seguimos a numeração japonesa. O volume 01 vai do capítulo 01 ao 10, e o volume 02 também vai do capítulo 01 ao 10, fazendo as contas você verá que temos os 170 capítulos e a série está concluida :D

2 - Real acabou no japão?
Não, Real ainda está sendo produzido no Japão, mas segundo algumas noticias o autor dele (Takehiko Inoue) está com problemas, por isso a série esta em Hiatus (pausa) no Japão, logo não sabemos quando será lançado o volume 11!

3 - E quanto a projetos do Adachi?
Se acalmem, estamos trabalhando em alguns projetos do Adachi, como Niji-iro, Q&A, Over Fence, Slow Step que já estão sendo lançados, e temos outros 2 que iremos lançar aos montes ainda esse ano =x

4 - Quando sai mais capítulo de Superior?
Pelo A.I.U.E.O Mangás... Nunca mais, o projeto foi dropado pelo Netus. Caso queiram seguir o grupo Tsumi tem a intenção de continuar ele...

5 - Quando teremos mais Chimpui? Logo o melhor mangá do grupo não é lançado a muito tempo!
Bom, Chimpui foi mais um dos projetos do além do Alp, como encontramos problemas pra encontrar a raw (lembrando que é traduzido direto do japonês), acabamos deixando esse projeto um pouco de lado, mas esse ano (2011) se tudo der certo, iremos voltar com ele pra valer!!!

6 - Quando irão terminar Mai, the Psychic Girl?
Já terminamos!!! Fianelmente, depois de quase 3 anos com esse projeto, finalizamos ele!!! Confiram!!!

7 - Por que os lançamentos de Q&A e Frogman são tão esporádicos?
Ambos ainda estão sendo lançados no Japão, logo é dificil achar RAWS, e mais dificil ainda achar RAWS boas, então ficamos bem dependentes da RAW do volume, o que demora muito mais pra sair, e no caso de Q&A demora mais ainda, pois este é lançado um capítulo por mês no Japão.

8 - Historie foi cancelado?
Você viu algum post NOSSO falando que o mangá foi cancelado? Que não iremos mais fazer? Não, não viu porque não existe um post como esse. O projeto continua ativo, mas estamos esperando sair scan de qualidade do mangá. Sabemos que o mangá no grupo americano está avançado, mas iremos esperar a scan com qualidade, e foda-se o tempo que iremos esperar...

9 - Vocês só fazem mangás de esporte?
Não! Temos uma tendência para mangás de esporte, sim, mas boa parte dos projetos não tem nada de esporte. Tais como: Adventure Boys, Bokke-san, Hatsukoi Limited, Hirahira-kun, Jinbe, Kamichu, Shinigami Trilogy, Solanin, Chimpui, Dragon Head, Garasu no Kamen, Historie, Holyland, Mai, Masakazu Katsura Collection, Niji-Iro Togarashi e vários outros.

Sobre Projetos Licenciados, feito por outro grupos etc....
Bom, eu tento manter aqui uma ideia do que não iremos fazer, que é a seguinte:
1 - Mangás Licenciados e ativos pelas editoras Brasileiras.
2 - Mangás que outros grupos BONS estejam fazendo.
3 - Mangás "modinhas" como Naruto, Bleach, One Piece, Fairy Tail, Kateikyoushi Hitman Reborn!... ("modinhas" leia-se mangás infinitos e que existe um "grupo" pra cada capítulo lançado no japão...).
4 - Mangás yaoi ou loli com apelo sexual.
Sobre o 1, vocês podem perguntar sobre Mai, sim é licenciado no Brasil, mas isso foi em 1992, acredito que aguns de vocês ainda estavam pra nascer hehe, logo não é possivel comprar o mangá hoje em dia. Outro motivo é que quando começamos a trabalhar no projeto não sabiamos que era licenciado, e como já tinhamos bastante coisa, resolvemos levar até o final.
Sobre o 2, grupos BONS se refere a grupos que tenham uma qualidade igual ou melhor do que a do que a que tentamos manter no A.I.U.E.O Mangás, logo isso é uma coisa que é decidida internamente. E ainda, se tiver um grupo de pessoas na staff que esteja MUITO afim de fazer um mangá que outro grupo já esteja fazendo, nós não iremos impedir, afinal este grupo é um hobby, e fazemos por que queremos, se queremos fazer mangá X iremos fazer e ponto final
Sobre o 3, acredito que já esteja bem explicado não? xD
Sobre o 4, por se tratar de um grupo, onde a maioria gosta do genero shounen, seinen e um pouco de shoujo, e mais de 90% da staff ser do sexo masculino, acredito que vocês não verão algum mangá Yaoi (relação homem-homem) por aqui, quem sabe um Yuri (mulher-mulher) hehehe, sobre o Loli (crianças, menos de 10 anos por exemplo), bom eu particularmente não gosto desse genero, e acho que boa parte da staff também não, ainda mais quando é um Loli com muito apelo sexual.

Sua pergunta não está aqui? Sinta-se livre pra faze-la por e-mail (aiueomangas@gmail.com)ou adicionando um comentário aqui no post.

3 comentários:

  1. Confesso que não conhecia essa sessão do site, mas parabéns, ela é bem completa e explicativa.

    ResponderExcluir
  2. Por favor amigos, voltem a postar as séries no mangadex. E obrigado pelas traduções, especialmente dorohedoro e historiē

    ResponderExcluir

Clicky Web Analytics
A.I.U.E.O Mangás © 2008 Template by:
SkinCorner